sexta-feira, 20 de março de 2020

SARAH MARQUES

PROCESSSOS, AÇÕES E OBRAS DA ARTISTA EM TECNO BARCA III



PROGRAMA RESTAURO PERFORMATIVO

Há algum tempo chama-me atenção a performatividade dos processos de projeção, edificação, rejunte, desgaste, reforma, ruína, remendo, abandono e restauro. Nesse sentido, guiou-me o conceito de ‘restauro performativo’ na elaboração de invenções poéticas que articulassem reflexões nesta dimensão. No Bailique, a dinâmica de construção, erosão e abandono provocam o desejo de trabalhar com uma noção motora, a de ‘remendos poéticos’, na relação com antigas moradias e em diálogo com seus antigos moradores.


·         Ação nº1_ Construção da balsa

Coletar madeiras de antigas construções em distintas ilhas do Arquipélago do Bailique e construir uma balsa em diálogo com os moradores da região. Oferecer a balsa ao Rio para integrar a exposição Tecno Barca III.









·         Ação nº2_ Inventário fotográfico: Remendos Poéticos

Caminhar pela Vila Progresso e registrar as ações de remendo materializadas em casas e pontes.







Foto: Luan Macêdo


·       Ação nº3_ Construa você mesmo seu lugar para viver (temporariamente) no Bailique
            
Recolher retalhos de madeiras e pintar de cores variadas para integrar a exposição a partir do convite à ação criativa por parte dos ‘espectadores’.















Foto: Wellington Dias
·        
      
      Ação nº4_ Gestos e Restos 
      
      Com o corpo coberto de lama (terra e água do Rio), procurar nas construções as lacunas geradas pela passagem do tempo. Preencher estas ausências com o corpo, explicitando a plasticidade das ruínas em seu diálogo com a matéria viva-terra-rio-útero.








Foto: Itala Isis



Nenhum comentário:

Postar um comentário