terça-feira, 30 de agosto de 2022

CHAMADA TECNO BARCA V

 

Quinta Edição | 2022

 

Arquipélago do Bailique | Amapá | Amazônia | Brasil

 

Chamada para Residência Artística

Para artistas e arte educadories residentes no Brasil e exterior

 

A Associação Giramundo apresenta a chamada para seleção de artistas e arte educadories para o projeto TECNOBARCA V.

 

1. Projeto 

 

O projeto TECNO BARCA é uma residência artística voltada para artistas e arte educadories interessades em desenvolver seus processos criativos, oficinas e intercâmbios junto às comunidades ribeirinhas do Arquipélago do Bailique, no litoral do Amapá.

 

O arquipélago é um conjunto de 8 ilhas, com 55 comunidades ribeirinhas e uma média de 15.000 habitantes, situado entre o Rio Amazonas e o Oceano Atlântico, distante de Macapá (AP) por 12 horas de barco.

 

Em 2022, a residência artística do TECNO BARCA terá duração de 15 (quinze) dias, de 01 a 15 de Novembro, sendo sediada na Vila Progresso e tendo suas ações estendidas para as vilas vizinhas através da Mostra de Artes Itinerante, que será montada em um barco e navegará pelas ilhas do Bailique, atracando nas comunidades e convidando o público local a participar da exposição, das exibições de vídeos e das ações e intervenções cênicas e visuais. Posteriormente, em 2023, será realizada a exposição do TECNO BARCA em um Centro Cultural na cidade de Macapá.

 

2. Chamada

 

A presente chamada busca selecionar 5 (cinco) artistas e arte educadories, maiores de 18 anos, residentes no Brasil ou no exterior, para ativar suas propostas [vivências, processos criativos, oficinas, intercâmbios, etc.] em diálogo com as comunidades do Bailique e outras pessoas da equipe, tendo como foco as relações entre arte, meio ambiente, clima e sociedade.

 

Todes selecionades residirão durante 15 (quinze) dias na Vila Progresso [uma das comunidades do Bailique] - do dia 01 a 15 de Novembro de 2022.

 

3. Inscrições

 

As inscrições estarão abertas do dia 30 de Agosto ao dia 14 de Setembro de 2022 e serão realizadas através de formulário de inscrição online, no link:

 

INSCRIÇÃO TECNO BARCA V- 2022

 

As inscrições são individuais. No caso de inscrições de grupos e coletivos, apenas uma pessoa deverá representar o coletivo no projeto. 

 

Podem participar da seleção pessoas de diferentes expressões artísticas, inclusive as combinadas e arte educação. 

 

A inscrição para a residência se dará através de envio de portfólio e carta de intenção. Os documentos obrigatórios deverão ser enviados em extensão PDF. Além dos documentos obrigatórios, o formulário oferecerá a possibilidade de inserção de informações complementares opcionais. 

 

Dúvidas deverão ser enviadas para o e-mail: tecnobarcabailique@gmail.com 

 

4. Seleção

 

A seleção será feita pelo Conselho Artístico Pedagógico do TECNO BARCA a partir dos seguintes critérios:

 

  • Diálogo entre a trajetória artística e a proposta da edição; 

  • Interesse em desenvolver proposta artística e/ou pedagógica relacionada ao meio ambiente, clima e sociedade;

  • Histórico de atuação e relação com projetos comunitários, participativos, relacionais ou colaborativos;

  • Relação direta ou indireta com ações artísticas e culturais realizadas na Região Amazônica.

 

No dia 19 de Setembro de 2022 será publicada a lista de selecionades e suplentes no blog do TECNO BARCA (www.tecnobarcabailique.blogspot.com) e nas redes sociais da Associação Giramundo. A produção entrará em contato com todes selecionades via e-mail para confirmação da participação. 

 

5. Para selecionades:

 

Selecionades devem se comprometer a participar integralmente dos 15 (quinze) dias de residência no Bailique, assim como acompanhar e se engajar nas atividades coletivas propostas pela produção e por outres artistas, tais como, manutenção dos espaços de uso comum, rodas de conversa sobre as ações na região, parcerias, senso de coletividade e apoio aos trabalhos de companheires de projeto.

 

É indispensável que cada artista mantenha constante comunicação com a produção antes e durante a execução do projeto no Bailique.

 

Após a seleção, todes deverão participar do grupo de whatsapp do projeto e apresentar uma proposta inicial de ação artística e ou pedagógica que pode partir das seguintes possibilidades: 

 

- Oficinas;

 

- Vivências;

 

- Processos criativos;

 

- Pesquisas artísticas inéditas ou continuadas;

 

- Intercâmbios;

 

- entre outras.

 

Todes selecionades fora de Macapá-AP devem estar na cidade até o dia 31 de Outubro de 2022 (domingo) para embarque ao Arquipélago do Bailique no dia 01 de Novembro, em local e horário previamente combinado. A volta acontecerá no dia 16 de Novembro, desembarcando no Porto do Canal do Jandiá, em Macapá, no dia seguinte, 17 de Novembro. 

 

Cada selecionade é responsável por arcar com os custos de ida e volta para a cidade Macapá-AP. A organização não dispõe de recursos para custear este translado.

 

O projeto não se responsabiliza por perdas, furtos, roubos ou danos aos materiais e equipamentos de cada participante, mas buscará colaborar com todas as medidas necessárias para a manutenção, armazenamento e segurança dos pertences. 

 

6. Compromissos do TECNO BARCA V:

 

O projeto se compromete a disponibilizar para artistas selecionades:

 

- Passagem de barco Macapá-Bailique (ida e volta);

 

- Hospedagem compartilhada em casas alugadas no Bailique, junto com outres artistas;

 

- Cada casa será equipada com uma dispensa básica de itens alimentícios e de limpeza, que serão compartilhados e administrados por todes durante o tempo do projeto. Quaisquer outras despesas de estadia ficam por conta de cada selecionade;

 

- Ajuda de custo no valor de R$ 300,00 para compra de materiais para ações e projetos;

 

- Cachê de R$ 1.500,00 pela participação no projeto. 

 

7. Disposições finais

 

A inscrição de propostas para esta chamada implica na plena aceitação das diretrizes deste regulamento.

 

Os casos omissos serão resolvidos pela produção do projeto.

 

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: tecnobarcabailique@gmail.com.

 

 

 

Conselho Artístico Pedagógico

Anderson Barroso de Oliveira

David Limaverde

Ierê Papá

Itala Isis

Isabel Viana

Raphael Brito

Sarah Marques

 

 

Coordenação Geral TECNO BARCA

Wellington Dias


Nenhum comentário:

Postar um comentário