Páginas

domingo, 14 de abril de 2019

INSCRIÇÕES ABERTAS | TECNOBARCA 3 | 2019



TECNO BARCA III
Um Ateliê Galeria Itinerante
na Terra das Águas
Terceira Edição | 2019
Arquipélago do Bailique | Amapá | Amazônia | Brasil

Chamamento para Residência Artística
Para artistas residentes no Estado do Amapá

O Bando Filhotes de Leão e o Frêmito Teatro apresentam o chamamento para seleção de artistas residentes para o projeto TECNOBARCA III - UM ATELIÊ GALERIA ITINERANTE SOBRE A TERRA DAS ÁGUAS.



Regulamento



1. Do Projeto 


O projeto TECNO BARCA é uma residência artística voltada para artistas interessadxs em desenvolver seus processos criativos, oficinas e intercâmbios junto às comunidades ribeirinhas do Arquipélago do Bailique, no litoral do Amapá.


O arquipélago é um conjunto de 8 ilhas, com 40 comunidades ribeirinhas e uma média de 10.000 habitantes, situado entre o Rio Amazonas e o Oceano Atlântico, distante de Macapá (AP) por 12 horas de barco.


Em 2019, a residência artística do TECNO BARCA terá duração de 12 (doze) dias, entre os dias 19 e 30 de Julho, sendo sediada na Vila Progresso e tendo suas ações estendidas para as vilas vizinhas através da Mostra de Artes Itinerante, que será montada em um barco e navegará pelas ilhas do Bailique, atracando nas comunidades e convidando o público local a participar da exposição, das exibições de vídeos e das ações/intervenções cênicas e visuais que transbordarão pelas pontes e vilas da região.





2. Do Chamamento


O presente chamamento busca selecionar 5 (cinco) artistas locais - pessoas residentes no Estado do Amapá - para ativar suas propostas [vivências, processos criativos, oficinas, intercâmbios, etc.] em diálogo com as comunidades do Bailique e xs outrxs artistas em residência.


Xs artistas selecionadxs residirão durante 12 (doze) dias na Vila Progresso [uma das comunidades do Bailique] - entre os dias 19 e 30 de Julho de 2019. 





3. Inscrições

- As inscrições estarão abertas entre os dias 15 de Abril e 15 de Maio de 2019 e serão realizadas através de formulário de inscrição online, no link:


- As inscrições são individuais. Mesmo que o/a artista represente um coletivo, apenas 1 (uma) pessoa participará da residência e ela deve ser a proponente da inscrição.

- Podem participar da seleção artistas nas áreas de Artes Visuais, Artes Cênicas e Audiovisual 



- A inscrição para a residência se dará através de: 

1) Envio de textos, links e arquivos com informações sobre o/a artista. A escolha do material e a forma como ele será apresentado é livre, sendo possível enviar: currículo, portfólio, sites, redes sociais, fotos, vídeos, clipping etc.; 


2) Envio de um texto sucinto sobre o seu desejo de participar da residência e sobre a(s) ação(ões) e pesquisa(s) que se interessa em ativar. 



- Para enviar arquivos e fotos, deve-se fazer o upload e compartilhar esses arquivos através do Google Drive (ou semelhante) inserindo o link de compartilhamento nos campos designados no formulário, com as devidas permissões de acesso. É possível enviar os arquivos separadamente ou criar uma única pasta reunindo todos os arquivos organizados em sub pastas. Antes de enviar o formulário, recomendamos testar todos os links e atentar para as permissões de acesso e download. Não recomendamos o envio de links expiráveis. Se tiver dúvidas, entre em contato com a produção do projeto pelo e-mail tecnobarcabailique@gmail.com


- É obrigatório o envio de no mínimo 3 (três) fotos de divulgação, em alta resolução (mínimo de 1MB), com imagens dx artista e/ou de seu trabalho. 





4. Seleção


A seleção dxs artistas será feita produção do TECNO BARCA. No dia 20 de Maio de 2019 será publicada a lista de selecionadxs no blog do TECNO BARCA (www.tecnobarcabailique.blogspot.com) e nas redes sociais do Frêmito Teatro e do Bando Filhotes de Leão. A produção entrará em contato com xs selecionadxs via e-mail para confirmar a participação. 





5. Para xs artistas selecionadxs:


- Xs artistas devem se comprometer a participar integralmente dos 12 (doze) dias de residência no Bailique, assim como acompanhar e se engajar nas atividades coletivas propostas pela produção e pelxs outrxs artistas, tais como, manutenção de limpeza dos espaços de uso comum, rodas de conversa sobre as ações na região, parcerias, senso de coletividade e apoio aos trabalhos dxs companheirxs de projeto


- É indispensável que o/a artista mantenha constante comunicação com a produção antes e durante a execução do projeto no Bailique


- Após a seleção, xs artistas deverão participar do grupo de whatsapp do projeto para trocar ideias com xs outrxs artistas e organizadorxs, e assim poder elaborar e apresentar o seu Projeto de Residência.


- O Projeto de Residência pode envolver:

- Oficinas

- Vivências

- Processos criativos

- Pesquisas artísticas inéditas ou continuadas

- Intercâmbios 


- Os projetos de residência devem envolver ações que tenham a participação/colaboração da comunidade e/ou dxs outrxs artistas residentes. Xs artistas residentes podem se agrupar livremente durante o processo de elaboração dos projetos, caso desejem propor ações em conjunto.


- Todxs xs artistas residentes fora de Macapá-AP devem estar na cidade na quinta-feira, 18 de Julho até às 10h00 para embarque, em local e horário previamente combinado. A volta do Bailique acontecerá no dia 30 de Julho, desembarcando no porto do canal do Jandiá, em Macapá, no dia seguinte, 31 de Julho.


- Cada artista é responsável por arcar com os custos de deslocamento até o local de embarque, que fica na cidade Macapá-AP. A organização não dispõe de recursos para custear o transporte até a cidade ou até o local de embarque.


- O projeto não se responsabiliza por perdas, furtos, roubos ou danos aos materiais e equipamentos dos artistas participantes, mas buscará colaborar com todas as medidas necessárias para a manutenção, armazenamento e segurança dos pertences. 





- O projeto disponibilizará para xs artistas selecionadxs:


- Passagem de barco Macapá-Bailique (ida e volta);


- Hospedagem compartilhada em casas alugadas no Bailique, junto com outrxs artistas;


- Cada casa onde xs artistas se hospedarão será equipada com uma dispensa básica de itens alimentícios e de limpeza, que serão compartilhados e administrados pelxs artistas durante o tempo do projeto. Quaisquer outras despesas de estadia ficam por conta dxs artistas;


- Ajuda de custo de R$ 100 para cada artista, para compra dos materiais para suas ações e projetos.





6. Das disposições finais


- A inscrição de propostas para este chamamento implica na plena aceitação das diretrizes deste regulamento.


- Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela produção do projeto.





- Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail tecnobarcabailique@gmail.com

.
.